segunda-feira, 3 de novembro de 2014

LIBRAS? O que é isso?

LIBRAS é uma sigla que quer dizer Língua Brasileira de Sinais.

 É muito comum as pessoas ao observar um grupo de Surdos conversando ou uma janelinha na TV com alguém utilizando os sinais pensar que a LIBRAS é uma teatralização, mímicas ou linguagem dos gestos que os surdos utilizam para a comunicação, mas isso não é verdade.
A LIBRAS é uma língua que recebeu status linguísticos desde a década de 60. Conforme Lacerda & Santos (2013, p. 29) [...] "houve um primeiro estudo, o estudo linguístico fundador, realizado pelo linguista americano William Stokoe, em 1960. A partir de sua observação de surdos sinalizando na universidade em que lecionava, ele, curioso, resolveu estudá-la. Seria uma língua? Para obter a resposta a essa pergunta, aplicou os rigorosos métodos de pesquisa da linguística estrutural. Os resultados de seus estudos demonstraram evidências de que, ao contrário do que se pensava até então, "a língua e sinais dos surdos têm estrutura e função semelhante às demais línguas", veiculada por um sistema que utiliza um meio sensorial diferente".

A LÍNGUA DE SINAIS É UNIVERSAL?

Não! Embora a LIBRAS tenha uma modalidade visuo-gestual ela não é uma língua Universal e possuí variações linguísticas.

Toda língua tem caráter social e esta atrelada a uma cultura e com a língua de sinais não poderia ser diferente.  Existe a ASL - Língua de Sinais Americana, LSF - Língua de Sinais Francesa, língua de sinais janponesa, italiana e assim por diante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário